6 Conselhos de Harvard para um estilo de vida saudável


No que diz respeito a um estilo de vida saudável, há uma frase que descreve na perfeição a importância que a alimentação tem na saúde e bem-estar: somos aquilo que comemos.
A saúde começa à mesa e são muitos os alimentos que contribuem para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de algumas das patologias mais atuais e que andam à boleia do estilo de vida, como é o caso da diabetes, da hipertensão e da obesidade.
Mas não é só a alimentação que deve ser prioridade. A atividade física e uma rotina livre de stress são também pilares a ter em conta.
Para facilitar a vida a quem pretende começar agora um estilo de vida mais saudável, a Universidade de Harvard listou aqueles que são os seis conselhos mais certeiros a ter em conta.


1 | Frutas e vegetais devem compor metade do prato

Estes alimentos de origem vegetal devem ser os protagonistas em qualquer refeição, sendo que quanto mais variada e colorida for, melhor.
Além de possuírem poucas calorias são uma verdadeira ‘bomba’ de nutrientes (incluindo a tão necessária fibra) e contribuem, por exemplo, para o bom trânsito intestinal e para um maior controlo dos níveis de açúcar no sangue.


2 | Apostar nos cereais integrais

Na composição de uma refeição, este tipo de hidrato de carbono deve representar ¼ do prato.
E aqui entra uma série de alimentos saudáveis e saborosos, como a quinoa, o arroz castanho, a aveia, a cevada e o trigo integral.
Os hidratos de carbono complexos devem ser a principal aposta, pois promovem a saciedade e libertam energia de forma mais gradual e prolongada.


3 | Proteína sempre… mas da boa

O consumo de proteína deve satisfazer as necessidades de cada pessoa e, em caso de dúvida, nada melhor do que consultar um nutricionista. Contudo, o segredo está em variar.
Carnes magras, peixes ricos em ácidos gordos ómega 3 (como o salmão), leguminosas e frutos secos são algumas das opções a ter em conta.


4 | As gorduras são amigas!

Quando se começa a seguir um plano alimentar para perda ou manutenção de peso, um dos passos mais comuns é a fuga às gorduras, mas atenção: elas são aliadas.
As gorduras saudáveis, como o azeite, o óleo de coco, os frutos secos e a manteiga de amendoim são importantes para a boa saúde, contudo, moderação é sempre a palavra de ordem.
Tudo o que seja ou tenha gordura saturada ou trans deve ser evitado ao máximo ou até mesmo banido.


5 | Líquidos, sim, mas cuidado com as escolhas

A ingestão regular de água é um dos pilares da boa saúde, mas a isso alia-se ainda o consumo de chá não açucarado e de café.
Estas três bebidas são as que mais benefícios trazem à saúde, ao contrário dos refrigerantes, bebidas açucaradas, bebidas energéticas ou alcoólicas.


6 | Movimente-se

Como não poderia deixar de ser, a atividade física é parte fundamental de um estilo de vida saudável e, segundo a Universidade de Harvard, o recomendado é movimentar o corpo diariamente.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pages