Black Friday: seis conselhos para fazer compras online em segurança



Já está a planear as suas compras da Black Friday? Se faz compras online com regularidade, e pensa fazê-lo na próxima Black Friday, já conhece os benefícios: é rápido, fácil, cómodo e consegue aceder às melhores ofertas e aos melhores preços. Ainda assim, o facto de expor os seus dados e informação pessoal online pode sempre gerar alguma desconfiança.

Para prevenir qualquer inconveniente, mal-entendido ou surpresa inesperada, apresentamos-lhe 6 conselhos úteis para fazer compras online em segurança e sem sair do sofá:

1. Escolha um site seguro
Compre em páginas que têm credibilidade, procure recomendações, leia os comentários e opiniões dos diferentes usuários. Para além disso, é fundamental que no campo do browser onde aparece o endereço do site, apareça também um cadeado de segurança fechado. E que imediatamente antes do endereço do site, apareçam também as letras “https”. Dois sinais que lhe indicam que está num site protegido.                                

2. Guarde o comprovativo e leia a política de reclamações
É muito importante que faça o download de todos os recibos de compra que lhe chegam por e-mail e, que para além disso, conheça a política de trocas e devoluções de cada site. O truque é saber quais são os seus direitos como consumidor, para que possa assegurar-se de que estes estão a ser respeitados.

3. Tenha em conta as diferentes formas de pagamento  
É importante que consulte as opções disponíveis, para que possa usufruir de pagamentos sem juros ou de promoções que lhe permitam otimizar as suas compras. O mais habitual é o pagamento com cartão de crédito ou de débito. Para além disso, existem ainda apps que lhe permitem guardar os seus cartões e gerir as suas compras. Sem que tenha de inserir os seus dados sempre que faz uma compra online.

4. Verifique os seus gastos
É importante que veja a sua conta bancária uma vez realizada a transação, de forma a comprovar que o pagamento foi o correto. Caso veja algum gasto que não reconhece, recomendamos-lhe que o comunique de imediato à sua entidade bancária - para que cancelem a compra ou lhe devolvam o valor.

5. Compre a partir do seu computador pessoal ou do telemóvel e, sempre, a partir de uma rede wi-fi privada
Evite fazer compras a partir de um computador público ou através de redes desprotegidas, para que possa garantir a sua segurança online. É importante que o seu computador ou telemóvel estejam atualizados e tenham um software que permite a proteção dos seus dados.

6. Consulte os seus e-mails
Quando recebe e-mails com grandes ofertas e descontos especiais é fundamental que verifique quem enviou a mensagem. Muitas vezes, durante a época de saldos, são enviados e-mails com publicidade e promoções enganosas.


Comprar online ajuda-o a poupar tanto tempo como dinheiro, ao comparar preços, aproveitar promoções e ao evitar as filas intermináveis. Ponha estes seis conselhos em prática e faça as suas compras da Black Friday de forma segura, a partir do conforto da sua casa.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pages