NÃO VÁ AOS SERVIÇOS PÚBLICOS. PARE! Não conseguimos ser mais diretos nem mais claros.


FIQUEM EM CASA!

A mensagem acima é fácil de perceber, certo?
Não é para os outros. É para si! Porque raio é que estão a ir à Segurança Social, às Finanças, às Lojas do Cidadão, aos Centros de Saúde (sem necessidade), aos bancos e aos Centros Comerciais? Lá porque pensa que está bem, não quer dizer que esteja. E mesmo que não fique infetado pode estar a partilhar o vírus. PARE!
Não vá, telefone, mande um e-mail, use os canais digitais. Ajude os seus pais ou avós a tratarem das coisas pela internet.
Recebemos este apelo por parte de pessoas que trabalham na Segurança Social.
Esta informação está na página da Segurança Social, mas parece que não estão a ligar. Eu percebo a aflição de quem quer saber que apoios vai ter, mas tenham calma. Tudo se irá resolver. Não piorem a situação do país. Um problema de cada vez.

Precisa da Segurança Social? Envie um e-mail ou telefone

CONTACTOS PRESENCIAIS

A infeção pelo COVID-19 coloca-nos a todos novos desafios. Para garantir o atendimento mais seguro e a prestação atempada de serviços ao público, a Segurança Social pede a todos os cidadãos que usem meios não-presenciais nos seus contactos com os nossos serviços.
Os meios não presenciais incluem:
  • O Portal informativo da Segurança Social – Guias Práticos
  • O contacto por e-mail para os Centros Distritais de Segurança Social – clique aqui
  • A Segurança Social Direta​
  • A Linha da Segurança Social 300 502 502
Durante esta semana, o atendimento presencial será admitido apenas a Clientes com marcação prévia e está limitado a uma pessoa (exceto de pessoas com necessidades especiais) por marcação.
Para aceder à Segurança Social Direta precisa do Número de Identificação da Segurança Social e da senha de acesso.
Pode obter a senha de acesso na hora clicando em ‘Efetuar Registo’, caso o seu endereço de e-mail ou número de telemóvel estejam atualizados na Segurança Social.
Em substituição da senha de acesso pode usar a Chave Móvel Digital, em ‘Autentique-se aqui’.

O que pode fazer pela internet

Na Segurança Social Direta estão disponíveis os seguintes serviços:
  • Requerimentos de Apoio excecional no âmbito do COVID19, para Entidades Empregadoras, Serviço Doméstico e Trabalhadores Independentes (em desenvolvimento).
  • Apoio extraordinário à manutenção do contrato de trabalho em situação de crise empresarial (em desenvolvimento).
  • Subsidio de Assistência a filhos ou netos (separador Família, opção Parentalidade, botão Pedir Novo)
  • Emissão de Documento de Pagamento (Separador Conta-corrente, opção Pagamentos à Segurança Social, escolha Consultar valores a pagar e emitir documentos de pagamento)
  • Inserção/atualização do IBAN para recebimento das prestações (selecionar Menu Perfil e escolher a opção Alterar conta bancária)
Há ainda outros serviços digitais importantes disponíveis na Segurança Social Direta, tais como:
  • Subsidio parental
  • Abono de Família
  • Pensão de velhice
Nas Finanças, também tem o telefone 217 206 707 e o e-balcão no Portal das Finanças. Use-os. Renove o Cartão de Cidadão pela internet. Adie o que não for urgente.
Não vá ao Centro de Saúde, nem ao Hospital sem ligar primeiro para a linha Saúde 24. Mesmo que demorem 5 horas a responder. Faça a sua parte!
FIQUE EM CASA!
NÃO VÁ A SERVIÇOS PÚBLICOS OU PRIVADOS ATÉ NOVA INDICAÇÃO, OK?

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