O que é o Coronavírus? Quais são as medidas preventivas? Quais são os sinais de alerta?


O que é um Coronavírus? 

Os coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como uma doença mais grave, como pneumonia. O COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, em Wuhan.

Como se transmite? 

A transmissão pessoa a pessoa já foi confirmada, embora existam casos em que a cadeia de contágio possa não ser clara. 

Quais os sinais e sintomas? 

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Em casos mais graves pode levar a pneumonia com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e/ou eventual morte.

Como me posso proteger? 

Nas áreas afetadas a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda: 
- Evitar contacto próximo com pessoas que aparentam sofrer de patologia respiratória infecciosa 
- Lavar frequentemente as mãos 
- Evitar contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta 
- Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir com um lenço de papel (deitando o lenço logo de seguida no lixo) ou com o braço e nunca com as mãos. Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir. 

Como viajante, o que devo fazer? 

A OMS, nesta fase, não recomenda restrições de viagens ou de trocas comerciais para os países com casos identificados de COVID-19. 
Se tiver como destino um desses países, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde locais e as recomendações da OMS. 

No entanto sugerimos que avalie a necessidade da sua viagem e nos casos de reuniões de trabalho, promova a comunicação através de meios alternativos, como a conference call ou videochamada. 

Para viajantes que regressem das áreas afetadas e que apresentem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, devem ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem, seguindo as orientações que forem dadas. 



Contacte o SNS 24 - 808 24 24 24
Fique atento aos sinais

Para informações mais atualizadas sobre o COVID 2019 consulte o site da Direção Geral de Saúde em www.dgs.pt 


Sem comentários:

Publicar um comentário

Pages