A necessidade de um fundo de emergências em tempo de Pandemia


Talvez haja muitas perguntas que, a posteriori, são fáceis de responder, mas que, na prática, nos devolvem ao ponto de partida: prevenir eventualidades.

Um destes recursos é o fundo de emergências. Um fundo de emergências é uma aposta na sua saúde económica e física. Trata-se de uma quantia de dinheiro reservado para gastos imprevistos ou, como o próprio nome indica, para emergências.

Por que devemos ter um fundo de emergências

  1. Tranquilidade. Segundo a Associação Americana de Psicologia, uma má saúde financeira pode implicar problemas de saúde mental. Para 64% dos adultos, o dinheiro e as preocupações derivadas são uma fonte de stress.
  2. Protege contra más decisões como endividar-se além das suas possibilidades por não ter uma almofada financeira para enfrentar as emergências.
  3. Permite alcançar outras metas financeiras como investir num negócio próprio ou numa viagem.

Características do fundo de emergências

  1. Liquidez imediata, embora deva estar separado da conta habitual, para evitar cair na tentação de o usar em “não emergências”.
  2. Se se usar o fundo de emergências, deve-se poupar para o reestabelecer de modo que esteja sempre lá, completo e pronto, caso precise.
  3. Lembre-se de rever a capacidade do fundo com a passagem do tempo.

Quanto deve ter o meu fundo de emergências

A quantia depende das circunstâncias pessoais como do nível de rendimentos da família, de quantas pessoas estão a nosso cargo ou dos encargos financeiros anteriores.

Embora os especialistas recomendem guardar entre três e seis meses de gasto. Esta quantia seria suficiente para pagar o crédito à habitação ou arrendamento, empréstimos, comida, luz, seguros de vida ou acidentes, escolas, etc. Este fundo permitir-lhe-á manter o mesmo nível de vida durante esse período.

Depois de definir a quantia que formará esse fundo de emergências, o principal é procurar o produto que mais se aproxime das suas necessidades e ir amealhando até conseguir ter esta almofada financeira.

Contacte-nos para mais informações!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Pages